Centro de Auxílio à Vida

 

Tratamento contra dependência de Crack

 

O baixo custo e o forte efeito causado pelo crack são os principais atrativos para os usuários da droga. Sabe-se que o crack é cinco vezes mais potente que a cocaína e gera dependência em nove entre 10 pessoas que usam a droga. Por ser inalado, o crack chega rapidamente ao cérebro, por isso seus efeitos são tão rápidos, em média de 10 a 15 segundos, trazendo sensação de prazer, euforia e agitação.

Os efeitos psicológicos são euforia, sensação de poder e aumento da auto-estima. A dependência se constitui em pouco tempo no organismo. Se inalado junto com o álcool, o crack aumenta o ritmo cardíaco e a pressão arterial o que pode levar a resultados fatais.

Quando se trata de uma droga tão devastadora como o crack, não há receita única para todos nem remédios milagrosos. Processos baseados em abordagens médicas e psicossociais, com participação da família e de grupos de apoio, além de internação e uso de medicamentos quando necessário têm sido a forma mais eficaz de tratamento com altos índices de satisfação e resultados positivos.

A conscientização também é outra etapa fundamental para que o dependente perceba seu problema e esteja aberto ao tratamento. O dependente de crack tem características específicas, costuma ter uma compulsão grande e desenvolve uma inabilidade em lidar com um desconforto físico, emocional e psicológico, daí a necessidade de contar com uma equipe multidisciplinar altamente capacitada no tratamento da dependência química, principalmente o crack.

crack 2.jpg
crack3.jpg